Explorando a rica herança da música brasileira: uma viagem por gêneros e ícones

O Brasil é um país de vários povos, como dizem por aí. A cultura é rica em gêneros musicais e cada canto deste lugar entrega arte através de melodias e notas sonoras.

Samba: o coração do brasileiro

Não existe Brasil sem futebol (https://apostasdesportivas.tv/) ou samba, e esta é a verdade. Esse estilo musical é um dos mais icônicos e com raízes profundas que remetem ao século 20. Nascido propriamente no Rio de Janeiro, a música possui raízes afro-brasileiras bem fortes. O samba carioca até hoje é um estilo bastante conhecido, e foi crescendo ao longo das décadas. Nomes como Cartola e Ary Barroso desempenharam um papel fundamental para que o som e estilo do samba se espalhassem em todos os cantos do país e do mundo.

Com o tempo, surgiu Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e diversos outros nomes conhecidos que até hoje mantêm o samba vivo no coração e no pé dos brasileiros. O estilo é patrimônio brasileiro, e isto ninguém toma. Alguns dos principais artistas são:

  • Zeca Pagodinho, com “Deixa a Vida Me Levar”;
  • Alcione, com “Marrom”;
  • Clara Nunes, com “Ê Baiana”;
  • Ary Barroso, com “Aquarela do Brasil”;
  • Paulinho da Viola, com “Coração Leviano”.

Estes são alguns dos artistas responsáveis por moldar o samba e transformá-lo no que é hoje. A música ainda é tocada em vários locais do exterior, adaptando-se às novas culturas e trazendo novos sons que agradam a juventude, mas a “Roda de Samba” nunca será esquecida. 

Forró: a cultura nordestina

O forró é o ritmo que faz o povo dançar e há poucas décadas atrás era sequer conhecido no resto do país. Foi com Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, que a cultura se espalhou rapidamente no Brasil. Hoje, é considerado patrimônio cultural e suas letras podem variar. É nas fogueiras de São João, festa cultural do mês de Junho, que o forró toma de conta e as pessoas dançam felizes! É através do estilo musical que as pessoas se conhecem, pois chamar para dançar um forró abre as portas para uma boa conversa e, mais para frente, até mesmo relacionamentos duradouros. 

Nos dias atuais, o forró se subdivide em vários estilos, mas o bom e velho “pé de serra” ainda é mantido vivo pelos novos artistas. Nomes como Limão com Mel, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Toca do Vale e diversas outras bandas fazem sucesso até hoje levando o verdadeiro som do forró Brasil a fora. Dançar forró é uma expressão de liberdade e alegria criada pelos brasileiros há pouco mais de 80 anos, ou seja, é consideravelmente novo, em relação a estilos como samba e Bossa Nova. Alguns dos artistas famosos de forró são:

  • Luiz Gonzaga, com “Asa Branca”;
  • Jackson do Pandeiro, com “Forró em Limoeiro”;
  • Elba Ramalho, com “De Volta Pro meu Aconchego”;
  • Alceu Valença, com “Anjo Avesso”;
  • Flávio José, com “Tareco e Mariola”;
  • Santana, o Cantador, com “Tamborete de Forró”.

As músicas trazem uma boa sensação e algumas contam histórias narradas através de notas e melodia, tornando o forró um ritmo musical agradável aos ouvidos de todos.  

MPB: o estilo que revolucionou o Brasil

a MPB deixou de ser considerado um estilo musical e alcançou um patamar acima disso: sinônimo de resistência. A sua história remete á um tempo de transformação no cenário musical brasileiro, trazendo influências políticas e promovendo uma abordagem mais eclética da música. Começou a tomar forma em meados de 1960, época da ditadura militar brasileira, onde as letras representavam a identidade nacional e a opinião das pessoas engajadas em questões sociais e políticas. 

Nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil foram compositores que desempenharam papéis importantes no desenvolvimento do estilo musical e até mesmo na história da política brasileira. Muitos destes nomes sofreram repressão e foram perseguidos por expressar opiniões nas letras das músicas, alguns até mesmo na MPB contribuíram para a liberdade dos brasileiros, pois foi através das letras que as pessoas podiam disseminar suas vontades. 

Hoje, a MPB ainda é considerada como a música da liberdade e resistência,  verdadeira plataforma de ativismo e voz para questões políticas e sociais. Vive-se, no coração dos brasileiros, Elis Regina, cujo legado e fascínio perduram até hoje, Nara Leão, Gal Costa e diversos outros que fizeram parte da história deste país que sofreu durante anos de uma exploração militar.